| Resumo A corrida da globalização nos coloca de prontidão para atuar de maneira mais rápida, coerente e competente para atender exigências do mercado. É necessário minimizar as ameaças de mercado e ampliar as possibilidades de sucesso. A avaliação de competência preocupa-se com o potencial de cada colaborador no interior da organização. Trata-se de um processo que ocorre de forma sistemática envolvendo não apenas o colaborador, mas toda a organização. O objetivo de uma avaliação de desempenho é também contribuir para que os colaboradores se desenvolvam em sua área de trabalho. Esse tipo de avaliação possibilita uma percepção mais fidedigna do perfil e das formas de auxiliar o colaborador a se planejar para desenvolver, da melhor forma possível, os pontos considerados críticos e os obstáculos ao seu crescimento enquanto profissional. Muitos gestores vêem na avaliação de desempenho um conjunto de vantagens proveitosas para a melhoria da produtividade, considerando um meio para desenvolver os talentos da organização. A avaliação de desempenho está inserida, hoje, em um contexto de desenvolvimento e ampliação do domínio de competências, e conseguiu chegar ao modelo de redes, conhecido como avaliação 360 graus. Nele todos são avaliados e recebe-se feedback de todos os envolvidos no sistema organizacional: clientes, fornecedores etc. Esse
tipo de avaliação tem a vantagem de a organização
ser avaliada na totalidade e os resultados disso nortearão novos
planos estratégicos. A organização aprimorará,
a cada dia, a qualidade de seus produtos, serviços e, fundamentalmente,
o relacionamento das pessoas em seu interior, pois se trata de um processo
transparente de avaliação. |
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