“... a aprendizagem organizacional é algo mais complexo e dinâmico do que uma simples ampliação da aprendizagem individual. Embora o significado do termo aprendizagem permaneça essencialmente o mesmo no caso individual, o processo de aprendizagem é fundamentalmente diferente no nível organizacional. Uma organização aprende por meio de seus indivíduos e, desta forma, é influenciada pela aprendizagem individual”.

(Kim, 1998)

As Universidades Corporativas têm o propósito de capacitar as pessoas e ajudá-las a ampliar os seus níveis de competência. Mas esse processo não ocorre de uma hora para outra; por isso, é importante que haja um apoio efetivo da alta gerência no sentido de viabilizar todos os procedimentos e recursos necessários para a manutenção dessa universidade.

É muito importante que, em seu planejamento estratégico, a organização inclua a Universidade Corporativa dotando-a de possibilidades para a boa execução de suas atividades. Só assim poder-se-á garantir o sucesso e a viabilidade dessa modalidade de educação.


“... o surgimento das Universidades Corporativas formadas dentro das empresas teve o mercado e a concorrência como fortes impulsionadores, uma vez que as Universidades tradicionais, orientadas de modo funcional, formavam especialistas para o mercado de modo não específico”.

(Rodriguez, 2002)



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