O maior rigor no controle da qualidade dos produtos oferecidos e dos serviços prestados traz novos e maiores desafios a serem vencidos pelos trabalhadores, em todos os níveis.

Significa atender bem o cliente que nos procura, oferecendo-lhe, além do produto, um atendimento que o faça perceber que as suas necessidades foram supridas, tanto em nível objetivo quanto afetivo, por meio de uma relação positiva.

Bom padrão de qualidade significa algo bem feito, bem concebido, bem projetado, bem administrado e bem organizado que atenda às especificações, satisfazendo produtores, prestadores de serviços e clientes.


Todo cliente tem necessidades implícitas e explicitas que devem ser satisfeitas pela organização que ele escolhe para se relacionar. Qualidade, portanto, é a totalidade de características de alguém, ou de algo, que lhe confere a capacidade de atender às necessidades explícitas ou implícitas.

Veja um exemplo.

Quando se fala em um serviço de qualidade estamos nos referindo à plena satisfação do cliente. Para isso, é necessário que as organizações se concentrem nas necessidades e desejos do cliente, criando um serviço que venha a atendê-lo e, melhor que isso, que venha superar as suas expectativas.

Um serviço de qualidade deve ser bem feito e ter um preço justo. É importante que o cliente, ao consumir um produto ou serviço, se torne um divulgador do mesmo devido ao seu grau de satisfação elevado.



Copyright © 2010 AIEC.