O entendimento desses conceitos é de fundamental importância: muitos profissionais se referem ao mercado potencial como equivalente ao mercado-alvo e estes são conceitos distintos.

Em muitos casos, é preciso priorizar o mercado disponível, pois o mercado potencial contempla pessoas que têm interesse no produto ou serviço, mas que não dispõem de renda ou acesso para adquiri-lo. Enquanto o mercado potencial e o mercado qualificado compreendem variáveis em nível macro que extrapolam ao controle da empresa; o mercado-alvo, em geral, é determinado por esta, pois na maioria dos casos é impossível atender a todo o mercado. As empresas devem priorizar determinados públicos, considerando-os como público-alvo.

A disposição desses mercados em camadas significa que o universo de pessoas a serem atendidas vai sendo diminuído a cada vez que se desce um nível nesta hierarquia de mercados. A figura 2 mostra os níveis de definição de mercado, apresentando um exemplo de como o percentual vai sendo diminuído em cada um dos níveis.



Copyright © 2010 AIEC.