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O
método do índice de múltiplos fatores
(empregado por firmas de bens de consumo) não demanda o conhecimento
de cada um dos possíveis clientes. Kotler (2000) exemplifica o
índice de múltiplos fatores com o exemplo de um fabricante
de camisas masculinas. O fabricante quer avaliar se a participação
dele no mercado de Belo Horizonte está maior ou menor do que a
média da participação dele no Brasil. Ele calcula
o seu percentual
de participação no Brasil e a partir daí começa
a comparar esse percentual de participação com vários
outros índices macroeconômicas ou setoriais. Um dos índices
possíveis de serem calculados é o índice de poder
aquisitivo, publicado anualmente pela Sales and Marketing Management
nos Estados Unidos e, no Brasil, por alguns órgãos
como o IBGE, o Dieese, a Fundação Getulio Vargas
e outros.
Acompanhe o seguinte exemplo. Digamos que para a cidade de Belo Horizonte o poder total de compra seja dado pela seguinte fórmula:
Pelo exemplo, podemos concluir que o poder aquisitivo da capital mineira seria correspondente a 0,51% do poder aquisitivo do Brasil. Uma vez que o potencial total do país é de 2 bilhões de reais, o potencial de Belo Horizonte seria de 10.200.000 reais. Nesse caso, a empresa de camisas masculinas poderia comparar sua participação percentual no mercado de Belo Horizonte e no mercado do Brasil como um todo. É importante entender que os pesos atribuídos à renda (0,5), às vendas de varejo (0,3) e à população da região (0,2) não são valores fixos e sim valores calculados empiricamente, a partir de análises estatísticas. Esses valores não são calculados pelas empresas, pois se referem a variáveis macroambientais (dados secundários que as empresas precisam buscar). Assim, como o índice de poder aquisitivo, vários outros índices podem ser utilizados nessa mensuração da demanda:
A validade de estudar esses índices é entender como a demanda pode variar de acordo com a mudança de variáveis macroambientais. A empresa aprende a calcular, por exemplo, o efeito que o envelhecimento etário da população pode produzir na demanda atual por seus produtos ou serviços. O mesmo ocorre com o aumento ou diminuição da renda da população ou com qualquer outra variável para a qual desenvolva índices de demanda. |
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