| Resumo O mercado é o lugar onde os vendedores e compradores se encontram com o propósito de satisfazer suas respectivas necessidades de troca. Kotler apresenta cinco tipos de mercado: mercado potencial, mercado disponível, mercado disponível qualificado; mercado-alvo e mercado penetrado. O market share equivale ao percentual que o mercado penetrado corresponde, considerando todo o mercado-alvo. A disposição
desses mercados em camadas significa que o universo de pessoas a serem
atendidas vai sendo diminuído a cada vez que se desce um nível. Há dois métodos importantes disponíveis para a mensuração da demanda atual: o método de desenvolvimento de mercado (mais usado por empresas de produtos industriais) e o método do índice de múltiplos fatores (empregado por empresas de bens de consumo). Outro aspecto importante é o cálculo da estimativa da participação no mercado (market share). Na avaliação do crescimento ou da diminuição da demanda para uma empresa, é importante comparar o crescimento da demanda específica dessa empresa com o crescimento da demanda do setor no qual ela está inserida, pois as oscilações de demanda devem sempre ser consideradas comparativamente. Já em relação à previsão de demanda futura, existem alguns mecanismos para realizar essa previsão, entre eles:
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