Não há uma fórmula para indicar se a empresa está ou não ancorada em paradigmas ultrapassados, mas existem alguns indicadores que, quando presentes, podem acender o “pisca-alerta” e nos fazer pensar que mudanças precisam acontecer rapidamente nessas organizações. O Quadro 1 apresenta alguns desses indicadores.

Quadro 1: Indicadores de que a organização está demandando inovação


• Cultura organizacional na qual predominam o controle e a disciplina
• Decisões tomadas de cima para baixo
• Aversão ao risco
• Calendário como principal guia
• Orientação para “conformidades”
• Definição rigorosa de clientes e mercados

Mas como inovar? Não existe uma receita para a inovação, mas existem algumas técnicas que podem auxiliar bastante. Nessa disciplina vamos discutir um pouco este tema, com especial atenção para a área de marketing. Mas existem alguns aspectos que precisamos ter claro: não há inovação sem risco e para que um novo negócio dê certo, serão necessárias, provavelmente, muitas tentativas.



Copyright © 2010 AIEC.