| Cada vez mais
são valorizados profissionais criativos e capazes de apresentar novos
produtos e soluções para os problemas e processos da organização.
Mas a criatividade não é privilégio de alguns seres
humanos iluminados. A criatividade é um processo, que demanda conhecimento
e que pode utilizar um conjunto de técnicas. Portanto, um profissional
criativo (em marketing ou em qualquer outra área) não é
alguém que nasceu com inspiração, mas provavelmente
alguém que estudou, observou, pesquisou e desenvolveu técnicas
que possibilitam a criação.
A demanda por inovação é intensa, mas talvez o local em que ela seja mais visível seja nos produtos, pois os clientes buscam freneticamente novidades nas prateleiras e nas telas da Internet. Novos produtos são produtos originais, melhorias ou modificações e novas marcas e também produtos já existentes em um local, quando são lançados em outra geografia. O que importa é o ponto de vista do consumidor. Se o consumidor percebe o produto como novo e se esse produto é capaz de produzir mudanças em seu comportamento, então, trata-se de um produto que pode receber a classificação de “novo”. Segundo Kotler, são 8 as principais etapas de planejamento e desenvolvimento de novos produtos: geração de idéias, análise de idéias, desenvolvimento do conceito e testes, estratégias de marketing, análise de negócios, desenvolvimento do produto, teste do mercado comercialização. Essas etapas são seqüenciais e em qualquer uma delas pode-se perceber que o produto não é viável. |
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