Ries e
Trout afirmam que produtos conhecidos geralmente possuem uma posição
destacada na mente dos consumidores. Por exemplo, a Hertz é conhecida
como a maior empresa de aluguel de carros do mundo. A Coca-Cola, como
a maior empresa de refrigerantes. Seria difícil para um concorrente
modificar as posições dessas marcas, mas eles apresentam
algumas estratégias alternativas para os concorrentes. O quadro
1 apresenta posições que poderiam ser adotadas por marcas
concorrentes.
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ESTRATÉGIA 1 |
ESTRATÉGIA
2 |
ESTRATÉGIA
3 |
Reforçar sua atual
posição na mente do consumidor e usar sinceridade na divulgação.
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Conquistar uma posição
não-ocupada. Ou seja, buscar encontrar uma categoria onde seja possível
ser o líder. |
Buscar o ponto fraco na estratégia
do líder, pois por trás de toda fortaleza, há uma fraqueza |
| Exemplo: A 7-Up capitalizou
o fato de não ser um refrigerante de cola fazendo sua propaganda
como não-cola. |
Exemplo: A Apple lançou
o microcomputador. Ela podia ter criado um mainframe, mas potente, mas este
espaço já era ocupado pela IBM. Por isso, ela precisava criar
uma categoria onde pudesse ser a primeira. |
Exemplo: O United Jersey
Bank, ciente de que bancos gigantes eram lentos posicionou-se como “o
banco que se move com rapidez”. |
Quadro 1: Estratégias alternativas para serem
adotadas por marcas concorrentes