Marketing
de Permissão é a prática de pedir autorização
para o consumidor para realizar alguma ação de marketing
ao contrário de impor a ação sem saber se o cliente
a deseja. O Federal Trade Comission americano gerencia o “DO NOT
CALL” que é um serviço que permite que as pessoas
que não querem receber chamadas de telemarketing registrem o número
de seus telefones. A empresa que desrespeitar esta lista recebe pesadas
multas cobradas pelo telefonema indevido efetuado.
Marketing Direto constitui a utilização
de várias mídias para interagir diretamente os consumidores,
geralmente solicitando destes que efetuem uma resposta direta. Significa
atuar com o cliente sem intermediários e é uma resposta
à desmassificação do mercado, que resultou em um
crescente número de mini-mercados com necessidades e desejos altamente
individualizados.
Marketing é a atividade humana dirigida para a
satisfação das necessidades e desejos, por meio dos processos
de troca. Market significa mercado; o sufixo “ing” significa
que a palavra está no gerúndio, portanto, uma ação
está acontecendo. Marketing, então, significa mercadando.
Como a palavra mercadando não existe em nossa língua, pode-se
traduzir marketing como: “fazendo mercado o tempo todo”.
|