Matriz
de SWOT consiste na avaliação da posição
de uma empresa em relação à sua envolvente interna,
com base nos pontos fortes e pontos fracos, e em relação
à sua envolvente externa, com base nas oportunidades e ameaças.
Objetiva obter respostas para as seguintes questões: (a) Quais
são os pontos fracos e fortes?; (b) Quais são as oportunidades
e ameaças?; (c) Qual é a posição da empresa
junto ao mercado concorrente?; (d) Quais são os fatores-chave?;
(e) Quais são os tópicos que se inter-relacionam?.
Mercado - Lugar onde os vendedores e compradores se encontram
com o propósito de satisfazer suas respectivas necessidades de
troca.
Mercado empresarial conjunto composto por corporações que
realizam a comercialização de produtos e/ou serviços
entre empresas. Acontece quando uma empresa disponibiliza seus produtos
e/ou serviços exclusivamente para o consumo de outra empresa, que
pode finalizar o consumo em si mesma ou fabricar outros produtos a partir
do bem adquirido e revender para terceiros.
Mercado global é a disponibilização
de bens de consumo para todo o mundo e requer adaptação
das atividades que envolvem desde a produção de bens até
a comercialização ao consumidor final de acordo com as características
sociais, políticas e econômicas do país em que a emprese
se propõem a atuar.
Mercado sem fins lucrativos é composto por organizações
governamentais e não-governamentais de instâncias variadas.
|