| Já
no comportamento de compra com dissonância
cognitiva reduzida, há dúvida do consumidor
em saber se a alternativa escolhida era de fato a melhor. Nesse tipo de
comportamento de compra, a dissonância cognitiva é reduzida,
pois a diferença entre o que o consumidor espera e o que realmente
aconteceu é muito pequena. Nessa categoria o consumidor está
altamente envolvido com a compra, mas não percebe as diferenças
entre as marcas e por isso não corre o risco de um “remorso
muito grande” após a decisão de compra. Um indivíduo
que precisa adquirir granito para o chão de sua casa, que é
um produto de alto envolvimento por ser caro, não visualiza as diferenças
entre as marcas em determinada faixa de preços, o que caracterizaria,
portanto, uma compra com dissonância cognitiva reduzida. Nesses casos,
em geral, os compradores conhecem a classe do produto, mas não estão
familiarizados com as marcas. Eles tentam reduzir o risco de sua escolha,
coletando informações sobre elas. O profissional de marketing
que atua com este tipo de produto deve elaborar um plano de comunicação
que ajude os consumidores a compreenderem e confiarem na marca da empresa.
Um exemplo seria um produto lançado com novo designer ou material
e o consumidor não sabe das vantagens da mudança. |