Já no comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida, há dúvida do consumidor em saber se a alternativa escolhida era de fato a melhor. Nesse tipo de comportamento de compra, a dissonância cognitiva é reduzida, pois a diferença entre o que o consumidor espera e o que realmente aconteceu é muito pequena. Nessa categoria o consumidor está altamente envolvido com a compra, mas não percebe as diferenças entre as marcas e por isso não corre o risco de um “remorso muito grande” após a decisão de compra. Um indivíduo que precisa adquirir granito para o chão de sua casa, que é um produto de alto envolvimento por ser caro, não visualiza as diferenças entre as marcas em determinada faixa de preços, o que caracterizaria, portanto, uma compra com dissonância cognitiva reduzida. Nesses casos, em geral, os compradores conhecem a classe do produto, mas não estão familiarizados com as marcas. Eles tentam reduzir o risco de sua escolha, coletando informações sobre elas. O profissional de marketing que atua com este tipo de produto deve elaborar um plano de comunicação que ajude os consumidores a compreenderem e confiarem na marca da empresa. Um exemplo seria um produto lançado com novo designer ou material e o consumidor não sabe das vantagens da mudança.


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