No comportamento de compra habitual ou compra rotineira, que é o tipo de compra mais comum, diversos produtos são comprados sem muito envolvimento ou distinção entre as marcas. Na compra de isqueiros, por exemplo, não interessa que marca será escolhida e, além disso, não se trata de um produto caro. Quando vamos a um supermercado, na maior parte das vezes estamos realizando uma compra rotineira, na qual já conhecemos os produtos e as marcas. Os produtos que encontramos lá costumam se dividir em duas categorias: os que não tem grande diferença entre marcas (caracterizando a compra habitual) e os que as diferenças já são conhecidas e o cliente tem suas marcas preferidas (caracterizando a compra que busca variedade). Nesse tipo de compra, os produtos costumam ser simples de baixo custo e freqüente reposição. Costumam ser chamados de bens de conveniência e os compradores já sabem muito sobre a classe de produtos. As principais estratégias de promoção desses produtos são os aspectos novos, os preços especiais e os prêmios, como podemos constatar em promoções de sabão em pó, margarinas, achocolatados e tantos outros produtos nos supermercados.


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