| No comportamento
de compra habitual ou compra rotineira, que é o tipo de
compra mais comum, diversos produtos são comprados sem muito envolvimento
ou distinção entre as marcas. Na compra de isqueiros, por
exemplo, não interessa que marca será escolhida e, além
disso, não se trata de um produto caro. Quando vamos a um supermercado,
na maior parte das vezes estamos realizando uma compra rotineira, na qual
já conhecemos os produtos e as marcas. Os produtos que encontramos
lá costumam se dividir em duas categorias: os que não tem
grande diferença entre marcas (caracterizando a compra habitual)
e os que as diferenças já são conhecidas e o cliente
tem suas marcas preferidas (caracterizando a compra que busca variedade).
Nesse tipo de compra, os produtos costumam ser simples de baixo custo e
freqüente reposição. Costumam ser chamados de bens de
conveniência e os compradores já sabem muito sobre a classe
de produtos. As principais estratégias de promoção
desses produtos são os aspectos novos, os preços especiais
e os prêmios, como podemos constatar em promoções de
sabão em pó, margarinas, achocolatados e tantos outros produtos
nos supermercados. |