No comportamento de compra que busca variedade também há baixo envolvimento do consumidor, mas existe uma clara distinção entre as marcas. O arroz, por exemplo, é um produto de baixo envolvimento que possui diferenças entre as marcas existentes no mercado e, em geral, o consumidor já tem as suas preferências. Assim, a maioria dos clientes já sabe que marca de arroz irá levar ou pelo menos aquelas que estão entre as possíveis marcas a serem compradas. Para esse tipo de compra, o profissional de marketing deve manter a qualidade, o valor e o serviço, sobretudo reposição de estoque, pois como a maioria são produtos de primeira necessidade, se não encontrar a marca preferida o consumidor poderá levar outra marca e passar a comprar a marca concorrente em compras futuras. As principais estratégias de promoção desses produtos são o reforço da marca e as campanhas do tipo “junte tantas embalagens”, uma vez que a fidelidade à marca já costuma existir. O produto “Refrigerante” também é um exemplo desse tipo de compra, onde o consumidor já conhece o produto e as marcas vendidas e já tem suas preferências.


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