| No comportamento
de compra que busca variedade também há baixo envolvimento
do consumidor, mas existe uma clara distinção entre as marcas.
O arroz, por exemplo, é um produto de baixo envolvimento que possui
diferenças entre as marcas existentes no mercado e, em geral, o consumidor
já tem as suas preferências. Assim, a maioria dos clientes
já sabe que marca de arroz irá levar ou pelo menos aquelas
que estão entre as possíveis marcas a serem compradas. Para
esse tipo de compra, o profissional de marketing deve manter a qualidade,
o valor e o serviço, sobretudo reposição de estoque,
pois como a maioria são produtos de primeira necessidade, se não
encontrar a marca preferida o consumidor poderá levar outra marca
e passar a comprar a marca concorrente em compras futuras. As principais
estratégias de promoção desses produtos são
o reforço da marca e as campanhas do tipo “junte tantas embalagens”,
uma vez que a fidelidade à marca já costuma existir. O produto
“Refrigerante” também é um exemplo desse tipo
de compra, onde o consumidor já conhece o produto e as marcas vendidas
e já tem suas preferências. |