A maioria dos consumidores considera vários atributos, mas confere importância diferenciada a cada um deles. As Tabelas 1 e 2 exemplificam como pode ser feita a avaliação de alternativas por um determinado consumidor. A Tabela 1 mostra como ele avalia os atributos para cada uma das quatro marcas mostradas pelo vendedor. A Tabela 2 evidencia, contudo, que esse consumidor atribui graus distintos de importância aos atributos do produto, considerando o percentual atribuído a cada atributo no processo de tomada de decisão. Ou seja, neste exemplo, 40% da decisão foi tomada em função da qualidade da imagem, 30% em relação à facilidade de manuseio, 20% ao tamanho e apenas 10% de importância atribuída ao preço. Vale ressaltar que, nesse modelo, o total dos pesos atribuídos deve sempre somar 100% (ou um inteiro).

PRODUTO

ATRIBUTOS

C
Â
M
A
R
A
Marcas Qualidade
da imagem
Facilidade
de manuseio
Tamanho Preço
A 9 6 8 4
B 5 4 6 3
C 7 8 5 5
D 8 9 3 10

Tabela 1: Exemplo de avaliação de atributos

PRODUTO

ATRIBUTOS

C
Â
M
E
R
A
Marcas Qualidade
da imagem
Facilidade
de manuseio
Tamanho Preço Total
A 0,4 (9) 0,3 (6) 0,2 (8) 0,1 (4) 7,4
B 0,4 (5) 0,3 (4) 0,2 (6) 0,1 (3) 4,7
C 0,4 (7) 0,3 (8) 0,2 (5) 0,1 (5) 7,3
D 0,4 (8) 0,3 (9) 0,2 (3) 0,1 (10) 7,5

Tabela 2: Exemplo de avaliação de atributos



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