Para ficar mais claro o processo de construção do Modelo das Lentes do Consumidor vamos usar um exemplo bem conhecido de todos. Vamos pensar em uma Faculdade de Graduação, denominada XYZ, que esteja interessada em aumentar a satisfação do consumidor, a lealdade e os lucros. O primeiro passo será realizar uma pesquisa na qual será investigado o que faz com que os alunos estejam satisfeitos ou insatisfeitos e o que faria com que eles permanecessem nessa faculdade.

Digamos que nessa pesquisa os alunos falem da qualidade do ensino e da colocação no mercado de trabalho como os principais benefícios que eles esperam obter de seu relacionamento com essa faculdade. Imediatamente seria necessário investigar com esses alunos quais são os indicadores de qualidade do ensino e de colocação no mercado. Para este exemplo, alguns atributos que poderiam ser citados pelos alunos como responsáveis pela qualidade do ensino são:

a) professores bem preparados;
b) nota média dos alunos da faculdade no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, realizado pelo Ministério da Educação;
c) certificação de qualidade por meio de organismos isentos (Ex.: ISO 9001; ISO 9002; Certificado PBCQP);
d) existência de laboratórios onde os alunos possam aprender e exercitar aquilo que está aprendendo.



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