Para ficar
mais claro o processo de construção do Modelo das Lentes
do Consumidor vamos usar um exemplo bem conhecido de todos. Vamos pensar
em uma Faculdade de Graduação, denominada XYZ, que esteja
interessada em aumentar a satisfação do consumidor, a lealdade
e os lucros. O primeiro passo será realizar uma pesquisa na qual
será investigado o que faz com que os alunos estejam satisfeitos
ou insatisfeitos e o que faria com que eles permanecessem nessa faculdade.
Digamos que nessa pesquisa os alunos falem da qualidade do ensino e da
colocação no mercado de trabalho como os principais benefícios
que eles esperam obter de seu relacionamento com essa faculdade. Imediatamente
seria necessário investigar com esses alunos quais são os
indicadores de qualidade do ensino e de colocação no mercado.
Para este exemplo, alguns atributos que poderiam ser citados pelos alunos
como responsáveis pela qualidade do ensino são:
a) professores
bem preparados;
b) nota média dos alunos da faculdade no Exame Nacional de Desempenho
dos Estudantes – ENADE, realizado pelo Ministério da Educação;
c) certificação de qualidade por meio de organismos isentos
(Ex.: ISO 9001; ISO 9002; Certificado PBCQP);
d) existência de laboratórios onde os alunos possam aprender
e exercitar aquilo que está aprendendo.
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