É importante compreender que a satisfação no modelo básico é definida como uma evolução global de um consumidor no que se refere à aquisição e experiência de contato com um produto ou serviço. Ou seja, satisfação não equivale à reação imediata do consumidor. Por esse motivo que, para a medida de satisfação, novas aquisições por parte do consumidor são mais válidas do que respostas a perguntas de uma pesquisa de opinião.

A satisfação global deve estar refletida em diferentes medidas concretas, as quais podem incluir escalas de satisfação que meçam a performance global do produto ou serviço versus: (a) a expectativa prévia; (b) a performance ideal;e (c) a performance do melhor player da classe competidora.

Mas como chegar aos benefícios e atributos de acordo com as lentes? É preciso investir em pesquisas qualitativas em profundidade que mostrem as questões sob a perspectiva própria dos consumidores. A idéia não é a de reunir especialistas em marketing que vão desenhar os benefícios e os atributos concretos que geram esses benefícios. A proposta é que a construção do modelo seja toda baseada na visão dos consumidores.



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