É
importante cuidar, contudo, que a metodologia tenha o rigor necessário
para garantir que as amostras das pesquisas qualitativas sejam representativas
dos consumidores e que seus resultados sejam confirmados por pesquisas
quantitativas (surveys).
As pesquisas qualitativas devem traçar os modelos ou lentes dos
consumidores. Para isso, devem basear-se na técnica dos incidentes
críticos (Critical Incident Technique - CIT) que apresenta um passo-a-passo
completo até chegar às lentes dos consumidores. A CIT trabalha
com questões específicas, perguntando aos consumidores de
5 a 10 coisas que gostam e que não gostam nos produtos, serviços
ou na empresa e detalhando cada uma delas em termos de importância
e conseqüências.
A codificação de incidentes críticos em atributos
e benefícios talvez seja o passo mais difícil no processo
de realização de uma CIT. Uma dica para separar benefícios
de atributos pode estar na distinção desses conceitos.
Enquanto o atributo refere-se a algo mais concreto, o benefício
é de natureza mais abstrata e está relacionado a um determinado
valor de um produto/serviço ou de uma marca.
A lealdade do consumidor é, talvez, o mais importante, natural
e desejado resultado de satisfação para ser modelada nas
lentes do consumidor e incluída no survey posterior. A lealdade
pode ser expressa de diferentes formas, por isso é importante medi-la
de maneiras variadas.
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