O brainstorming é uma técnica que proporciona grande número de idéias, alternativas e soluções rápidas. Também é conhecido como "tempestade cerebral" ou "tempestade de idéias". É a mais comum de todas as técnicas usadas em criação. Permite um processo de criação em grupo, no qual os participantes são incentivados a comunicar quaisquer idéias que venham à mente sem medo de críticas. Para o brainstorming é interessante que o grupo tenha um coordenador e um relator para anotar todas as idéias ou então um gravador. Em geral, uma sessão dura de 30 a 45 minutos. Não é aconselhável que ele acabe muito rápido porque as últimas idéias costumam ser formuladas com base no que já foi dito, aprofundando-se o raciocínio e evitando que se pare nas respostas mais evidentes. Gustavo Amarante BOMFIM, em sua obra Metodologia para desenvolvimento de projeto, aponta quatro características que definem o brainstorming, conforme mostra o quadro a seguir.


1) Não se pode criticar. Qualquer comentário sobre as idéias apresentadas deve ser feito após o término da sessão.
2) Toda imaginação é válida. Os participantes devem desenvolver pensamentos livremente e idéias extravagantes são muito bem-vindas.
3) Quantidade precede qualidade. Quanto maior o número de idéias, maior a chance de ter uma idéia boa (ou uma idéia que agrupa várias das que foram dadas).
4) Não há autoria de idéia. Cada participante pode usar as idéias já apresentadas e apresentar sugestões ou melhorias às idéias dos outros.


Copyright © 2010 AIEC.