O reservatório de idéias consiste no armazenamento de idéias para que elas não se percam. Quantos de nós já tivemos idéias brilhantes que depois acabamos esquecendo? Para evitar isso é que algumas empresas vêm adotando o reservatório de idéias. O primeiro passo dessa técnica consiste em anotar todas as idéias que surgirem, especificando no mínimo três informações: (a) o tipo de consumidor que ela atenderia; (b) a necessidade que consegue suprir; (c) o diferencial entre os produtos já existentes.

Em seguida, a idéia deve ser armazenada em um espaço que seja coletivo e, preferencialmente visível, para que todos possam ver que as idéias estão se acumulando. Uma idéia seria construir “torres” com caixinhas nas quais essas idéias seriam guardadas. Pode-se, por exemplo, adotar cores para as caixinhas para indicar a que linha de produtos da empresa se refere à idéia. O importante é que, com uma periodicidade definida (por exemplo, uma vez por mês), abram-se todas as idéias para discutir sobre as que têm maior viabilidade. As idéias não aceitas devem permanecer no reservatório, pois uma idéia que não serve hoje, pode ser muito interessante amanhã.



Copyright © 2010 AIEC.