A identificação de necessidades ou problemas é, após o brainstorming, a segunda técnica mais utilizada na criação de produtos. Uma observação interessante a ser feita é a dos produtos que fazem mais sucesso no mercado. A maioria deles não é uma grande invenção, apenas é um produto que atende a necessidades comuns das pessoas. Portanto, pensar nos problemas que as pessoas enfrentam no seu dia-a-dia é uma técnica interessante no processo de criação de novos produtos.

O problema é que a resolução de problemas costuma ser lógica e dedutiva e por isso muitas vezes ficamos surpresos quando alguém aponta uma solução bastante simples para problemas com os quais as pessoas conviviam há muito tempo. O grande desafio dessa técnica não é apenas identificar necessidades ou problemas, mas encontrar novos caminhos que permitam atender a essas necessidades ou solucionar esses problemas. Para tentar encontrar soluções que ainda não foram pensadas, há duas estratégias que podem ser seguidas:

  • generalizar o problema - tentar defini-lo da forma mais abstrata possível, como forma de compreender a sua essência.
  • transpor o problema – buscar afastar-se do problema tentando enxergar situações (de natureza bastante diversa) que são similares àquele problema e observar as soluções encontradas para essas situações.


Copyright © 2010 AIEC.