| As associações
não-lógicas, por sua vez, buscam evitar as associações
óbvias e evidenciar outros ângulos do produto a ser criado.
É baseada no princípio da livre associação.
Para realização da técnica deve-se construir uma lista
de no mínimo 50 palavras tiradas de um dicionário, ao acaso,
dentre as quais se colocará 10% de palavras diretamente relacionadas
ao produto a ser criado ou ao problema que o produto buscará solucionar.
Pode ser feita em dupla ou em pequenos grupos de no máximo 6 pessoas.
O grupo de participantes ouvirá as palavras do coordenador e para
cada palavra dita deverá ser falada rapidamente uma outra que não
esteja associada àquela lida pelo coordenador. Porém, ao contrário
do recomendado, as pessoas acabam dizendo palavras que estão associadas
ao produto ou problema, porém são associações
menos diretas. O mérito da técnica está exatamente
em levantar um conjunto de associações pouco usuais para aquele
produto ou situação-problema, desencadeando novas idéias
e soluções. |