| Os publicitários Roberto Duailibi e Harry Simonsen Jr, no livro Criatividade e Marketing, apontam uma lista muito interessante para ser utilizada como um exercício de melhoria de produto. Eles ressaltam que o mais importante é deixar que as perguntas ocorram livremente, sem qualquer crítica, tal qual fazemos no brainstorming. O objetivo da técnica, portanto, é obter uma grande quantidade de alternativas de melhorias para o produto que está sendo pensado. O quadro a seguir resume a listagem apresentada por Duailibi e Simonsen para estimular a melhoria contínua.
A essas oito perguntas técnicas foi acrescentada uma provocação: imagine deixar como está. Esse exercício final, ao contrário do que pode parecer, não é apenas um convite para deixar o produto como ele é, pois ao discutir como seria se ele permanecesse assim é possível que venham à mente idéias como “perda de consumidores” ou “prejuízos” ou “fim da matéria-prima utilizada no produto”, o que pode fazer com que novas idéias de melhoria surjam. |
Copyright © 2010 AIEC.
|