Os publicitários Roberto Duailibi e Harry Simonsen Jr, no livro Criatividade e Marketing, apontam uma lista muito interessante para ser utilizada como um exercício de melhoria de produto. Eles ressaltam que o mais importante é deixar que as perguntas ocorram livremente, sem qualquer crítica, tal qual fazemos no brainstorming. O objetivo da técnica, portanto, é obter uma grande quantidade de alternativas de melhorias para o produto que está sendo pensado. O quadro a seguir resume a listagem apresentada por Duailibi e Simonsen para estimular a melhoria contínua.


1) Imagine outros usos, outras aplicações
2) Imagine uma adaptação
3) Imagine uma ampliação ou uma adição
4) Imagine uma diminuição ou redução
5) Imagine uma substituição
6) Imagine um rearranjo
7) Imagine o inverso
8) Imagine uma combinação

A essas oito perguntas técnicas foi acrescentada uma provocação: imagine deixar como está. Esse exercício final, ao contrário do que pode parecer, não é apenas um convite para deixar o produto como ele é, pois ao discutir como seria se ele permanecesse assim é possível que venham à mente idéias como “perda de consumidores” ou “prejuízos” ou “fim da matéria-prima utilizada no produto”, o que pode fazer com que novas idéias de melhoria surjam.



Copyright © 2010 AIEC.