Assim, a equipe precisa considerar um peso (ou fator de multiplicação) para cada um dos aspectos considerados na análise. O passo final é multiplicar os pontos atribuídos para cada idéia pelo peso definido para cada aspecto, como pode ser visto na Tabela 2.

Produto
Viabilidade técnica
Adequação ao negócio da empresa
Taxa de retorno
Tempo de produção
Custo de produção
Grau de concorrência
TOTAL
Peso do ítem
(3)
(3)
(2)
(1)
(2)
(3)
--
Idéia 1
6
12
10
5
8
12
53
Idéia 2
15
15
8
5
4
9
56
Idéia 3
3
6
2
3
2
12
28
Idéia 4
6
6
2
2
6
3
25
Idéia 5
3
3
8
1
6
6
27
Idéia 6
6
5
4
1
8
6
40

Tabela 2: Exemplo de Matriz de Análise de Idéias de Produtos com Atribuição de Pesos


Copyright © 2010 AIEC.