Várias técnicas podem realizar este estímulo criativo. Alguns exemplos de técnicas para criação de novos produtos são: as respostas engatilhadas, o braistorming, o reservatório de idéias, a identificação de necessidades ou problemas e as associações não-lógicas.

Além das técnicas citadas há outras formas para a criação de novos produtos como a realização de concursos e a compra de idéias patenteadas. Porém, o uso dessas técnicas não permite a criação de uma cultura organizacional voltada para a inovação, o que é bastante recomendável diante de um cenário de intensas demandas por novidade.

Para as melhorias de produtos, além das técnicas citadas para criação, há duas técnicas específicas que merecem ser citadas: a técnica da listagem de atributos e o benchmarking.

No processo de criação de novos produtos, não basta gerar idéias, é preciso encontrar quais são as boas idéias para aquele momento, aquela empresa e aquela posição no mercado. Para isso é preciso reduzir as idéias, pois no momento inicial (fase divergente), o que importava era a quantidade de idéias, sem nenhum juízo de valor se elas eram ou não adequadas.



Copyright © 2010 AIEC.