O teste de mercado padrão é o mais utilizado para produtos consumidos em grande escala. Ele permite avaliar o novo produto de consumo em situações semelhantes às de um lançamento em plena escala. Porém, apresenta a desvantagem de permitir que os concorrentes tomem conhecimento do produto novo.

No teste de mercado padrão, a empresa escolhe cidades representativas para o teste, onde há investimento da equipe de vendas e também de merchandising. No Brasil, há várias cidades que são escolhidas para este tipo de teste, como Curitiba, Campinas, Recife, Brasília e Belo Horizonte. Essas cidades são escolhidas porque se descobriu, empiricamente, que o consumo nelas se assemelha ao consumo nacional – e em alguns casos ao consumo de uma determinada região brasileira. Assim, a idéia é, se o produto for bem aceito nessas cidades, o produto é lançado para a demais.

Um dos problemas do teste de mercado é que ele consome muito tempo até ser concluído, porém, é o teste mais fácil de ser realizado, pois apenas constitui a colocação do produto no mercado como se fosse a situação de distribuição normal para venda.



Copyright © 2010 AIEC.