O teste de mercado simulado é aquele em que as empresas testam os seus produtos em ambientes simulados de lojas. Neste caso, a empresa fabricante – ou uma empresa contratada para a realização da pesquisa – exibe aos consumidores anúncios e promoções para vários produtos, inclusive os novos produtos em teste e dá aos consumidores que estão participando da pesquisa uma pequena quantia em dinheiro para que eles gastem em lojas reais ou em lojas simuladas.

Neste tipo de teste, o consumidor deve permanecer por um tempo determinado dentro da loja – em geral no mínimo 30 minutos – e ele é monitorado durante este tempo. São observados todos os produtos que ele olhou, tocou ou comprou, seja relativamente ao novo produto e a marcas concorrentes.

Em seguida, os consumidores são questionados sobre as razões das compras efetuadas e não efetuadas. Se eles comprarem o novo produto, algumas semanas mais tarde, eles serão entrevistados por telefone para saber sua atitude em relação ao produto, sua utilização, satisfação e intenções de recompra.

A partir daí são conhecidas as razões dos consumidores para a escolha ou não do produto, bem como a percepção que tiveram do mesmo. Com os resultados do teste, utilizam-se modelos computadorizados para projetar as vendas nacionais.Em geral economiza mais tempo e dinheiro que os modelos anteriores (teste padrão e teste controlado) e tem a vantagem – se for realizado em uma loja simulada – de não permitir que os concorrentes entrem em contato com o novo produto. Porém, por ser mais complexo, é menos utilizado no Brasil que os outros dois.



Copyright © 2010 AIEC.