O quadro
a seguir resume as quatro decisões que precisam ser tomadas no
início da fase de comercialização.
| QUANDO? |
Qual
o momento certo para introdução do novo produto no mercado?
Os novos antibióticos, por exemplo, costumam ser lançados
no início do inverno, quando as doenças às quais
eles atendem são mais comuns. |
| ONDE? |
Deve
ser lançado em uma localidade, em uma região, em várias
regiões, no mercado nacional ou internacional? Um lançamento
mais abrangente custa mais caro, porém, se optar por lançamentos
mais restritos em termos geográficos a empresa corre o risco
de o concorrente copiar e lançar em outros lugares antes dela. |
| PARA
QUEM? |
Qual
o perfil dos melhores grupos de consumidores a serem atendidos? A
partir dos testes de mercado a empresa deve definir quem compõe
o seu público-alvo e decidir a posição nas gôndolas,
por exemplo, considerando as características de consumo deste
público. |
| COMO? |
Que
estratégias serão usadas para despertar a atenção
dos consumidores para o novo produto? Muitas são as possibilidades
para atrair os consumidores desde ações de demonstração
nos supermercados a propostas de merchandising. O importante é
desenvolver um plano de ação que permita a introdução
do novo produto nos mercados selecionados. |
Quadro
1: decisões a serem tomadas no lançamento do produto
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