O quadro a seguir resume as quatro decisões que precisam ser tomadas no início da fase de comercialização.

QUANDO?

Qual o momento certo para introdução do novo produto no mercado? Os novos antibióticos, por exemplo, costumam ser lançados no início do inverno, quando as doenças às quais eles atendem são mais comuns.
ONDE? Deve ser lançado em uma localidade, em uma região, em várias regiões, no mercado nacional ou internacional? Um lançamento mais abrangente custa mais caro, porém, se optar por lançamentos mais restritos em termos geográficos a empresa corre o risco de o concorrente copiar e lançar em outros lugares antes dela.
PARA QUEM? Qual o perfil dos melhores grupos de consumidores a serem atendidos? A partir dos testes de mercado a empresa deve definir quem compõe o seu público-alvo e decidir a posição nas gôndolas, por exemplo, considerando as características de consumo deste público.
COMO? Que estratégias serão usadas para despertar a atenção dos consumidores para o novo produto? Muitas são as possibilidades para atrair os consumidores desde ações de demonstração nos supermercados a propostas de merchandising. O importante é desenvolver um plano de ação que permita a introdução do novo produto nos mercados selecionados.

Quadro 1: decisões a serem tomadas no lançamento do produto



Copyright © 2010 AIEC.