Conhecendo as características de cada uma das fases fica mais fácil de analisar em que fase cada produto comercializado pela empresa se encontra. Porém, é importante destacar que o ciclo de vida é um movimento do mercado e que nada tem a ver com o tempo de vida que o produto tem na empresa. Ou seja, mesmo um produto que uma empresa acabou de lançar pode encontrar-se na fase vaca leiteira, por exemplo, se em termos de mercado ele já estiver com as características da fase de maturidade.

O Quadro 1 resume as principais características de cada uma das quatro fases do ciclo de vida, no que diz respeito a vendas, lucros, fluxo de caixa, consumidores e concorrentes.

Características INTRODUÇÃO CRESCIMENTO MATURIDADE DECLÍNIO
Vendas Baixas Crescimento rápido Crescimento lento Declínio
Lucros Desprezíveis Níveis máximos Estáveis ou em declínio Baixos ou nulos
Fluxo de caixa Negativo Moderado Elevado Baixo
Consumidores Inovadores Mercado de massa Mercado de massa Desinteressados
Concorrentes Poucos Crescendo Muitos concorrentes Número em declínio

Quadro 1: Principais características das fases do ciclo de vida de produtos. 



Copyright © 2010 AIEC.