3 - Estratégias de marketing para produtos

Diante deste cenário cada vez mais competitivo, as empresas necessitam diferenciar os seus produtos, sobretudo quando eles se encontram nas fases de crescimento e maturidade. Deschamps & Nayak, no livro Produtos Irresistíveis, afirmam que é preciso fugir da estratégia simples do custo baixo ou alta qualidade, explicando que agora não se trata mais de uma questão em que se tem “ou isso ou aquilo”. Os clientes exigem ambos: preço baixo, sem perda da qualidade.

Isso cria a necessidade de pensar outras oportunidades de aumento de valor para os clientes. Os autores apresentam uma série de sugestões entre as quais destacamos:

ESTRATÉGIA DESCRIÇÃO EXEMPLOS DE EMPRESAS QUE PRATICAM
Proliferação de produtos Oferecimento de escolha máxima - há alto custo e alta recompensa. Estratégia de avalanche de novos produtos Casio, Hewlett-Packard (hp)
Valor do dinheiro pago Oferta de alta qualidade a custos razoáveis Lexus, Ikea - em móveis
Design como arma Considera os aspectos ergonômicos e estéticos Sony, Braun, Thompson
Inovação Vai além de novos produtos - são novos conceitos 3M, Canon, Philips
Atendimento Priorizar de fato o atendimento como um diferencial e buscar sempre superar as expectativas do cliente Otis e Schindler/Westinghouse
Velocidade Agilidade em todas as áreas e não apenas no lançamento de produtos Honda, Motorola, Benetton


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