5 - Orçamento de Mão-de-obra Direta

Mão-de-obra Direta é aquela relativa ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaboração, desde que seja possível mensurar o tempo despendido e a identificação de quem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer apropriação indireta ou rateio.

Se houver qualquer tipo de alocação por meio de estimativas ou divisões proporcionais, desaparece a característica de “direta”.

Devido à evolução das tecnologias de produção, há uma tendência cada vez mais forte à redução da proporção de Mão-de-obra Direta no custo dos produtos; a mecanização e a robotização reduzem o número global de pessoas, especialmente daquelas que operam diretamente sobre os produtos. Alguns exemplos mais comuns de Mão-de-obra Direta são: torneiro; prensista; soldador; cortador; pintor etc.

No Brasil, devido à magnitude dos encargos sociais, o custo da Mão-de-obra Direta inclui, além do valor contratual, por exemplo, $ 10,00 por hora e também os encargos sociais. Esses custos dependem de taxas salariais, métodos de produção e planos de contratação.



Copyright © 2010 AIEC.