O problema maior está na barreira chamada comunicação entre os departamentos. Quanto mais organizada for a empresa, evidentemente, mais fácil será a interação entre departamentos. O que isso significa? Significa que um dos maiores empecilhos para o alcance tanto da eficácia quanto da eficiência na elaboração do fluxo de caixa está na falta de um modelo de gestão. Operar de forma não sistematizada é um problema sério para a elaboração do fluxo de caixa.
Quando o administrador financeiro deseja que o fluxo de caixa da empresa seja bem balanceado, precisa lutar para a implantação de um sistema de gestão na empresa.

Quanto ao período abrangido pelo planejamento do fluxo de caixa, segundo Zdanowicz (2002), o mesmo depende do tamanho e do ramo de atividade da empresa. Em geral, quando as atividades estão sujeitas a grandes oscilações, a tendência dirige-se a estimativas com prazos curtos (diário, semanal ou mensal), enquanto que as empresas que apresentam volume de vendas estável preferem projetar o fluxo de caixa para períodos longos (trimestral, semestral ou anual).

A implantação do fluxo de caixa consiste em apropriar os valores fornecidos pelas várias áreas da empresa segundo o regime de caixa, isto é, de acordo com os períodos que efetivamente deverão ocorrer os ingressos e desembolsos de caixa.



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