Suponhamos que uma determinada empresa, todos os meses, contabilize o valor da despesa referente ao 13º salário, mas que, de fato, só faça o desembolso de caixa (pagamento aos funcionários) no final do mês de novembro (1ª parcela) e, a segunda parcela, no dia 20 de dezembro.

Para efeito de elaboração de um fluxo de caixa com duração máxima de 30 dias, por exemplo, para os meses compreendidos entre janeiro e outubro, não aparecerá qualquer valor referente ao 13º salário.

Entretanto, supondo que o fluxo de caixa da empresa alcance um período de noventa dias, neste caso, a primeira parcela do 13º salário estará presente no fluxo de caixa a partir do dia 01 de setembro.

A implantação do fluxo de caixa consiste, essencialmente, em estruturar as estimativas de cada unidade monetária em dois grandes itens: o planejamento dos ingressos e o planejamento dos desembolsos.

Em termos estritamente operacionais, os ingressos de caixa se concentram nas vendas ou receitas operacionais. Na maioria das empresas as receitas operacionais dividem-se em: à vista e a prazo, com predominância para as receitas a prazo.



Copyright © 2010 AIEC.