| Em termos
de fluxo de caixa, um grande desafio ocorre em empresas nas quais o crescimento
está constantemente presente, visto que estão voltados para
novos produtos, novos mercados, novos clientes, novos fornecedores e novos
funcionários. É como se emergisse, sempre, novas empresas
dentro daquela empresa. Essa situação pode ser um pouco frustrante
para o administrador financeiro. Acertar no “Saldo”
com muita precisão não será fácil.
Como construir um caminho sólido na administração
do fluxo de caixa? Com relação às duplicatas a receber em atraso, o que fazer? O ideal é retirá-las do fluxo após uma determinada data de atraso. Isto exigirá um profundo conhecimento dos clientes porque no dia a dia, é comum, aqueles clientes que só pagam em cartório, ou aqueles que têm o hábito de só pagar quinze ou vinte dias após o vencimento, serem mantidos no fluxo, jogando-se os valores para frente. Outras situações ocorrem sem que se tenha qualquer tipo
de experiência com aquele cliente que está atrasado. Nesse
caso, geralmente, envia-se o título para o cartório sem
saber o que irá acontecer. Quando não se tem experiência
com o cliente, em termos de liquidez, o ideal é tirar o valor,
após o vencimento, do fluxo. |
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