No Brasil, saber operar cálculos básicos de matemática financeira, ainda tem um peso significativo em favor dos gerentes financeiros das empresas, pois a maioria dos gerentes não sabe utilizar uma máquina financeira. Isto é, quem entende de fato de taxa, na maioria dos bancos, é o pessoal da mesa de operações. São eles que alimentam o sistema. Para operar uma máquina financeira é preciso estudá-la, compreender seus mecanismos.

B) Suponha uma empresa de ônibus urbano. Este tipo de organização não costuma operar com duplicatas. Uma das fontes mais usuais, nas operações de crédito, de curto prazo, tende a ser o Desconto de Nota Promissória.

Imagine a seguinte situação: acaba de surgir uma oferta, com desconto de 9%, sobre uma compra de pneus no valor de $100. O administrador financeiro olha para o fluxo de caixa e percebe: este valor eu só terei daqui a 45 dias. O fluxo de caixa está justinho. Certamente, no meio desse caminho, se alguma coisa der errado a empresa deverá ir aos bancos. Para comprar esses pneus com dinheiro captado em banco, o correto seria descontar uma NP de $100, porque o líquido da operação mais o atual saldo de caixa daria para cobrir a compra. O principal executivo da empresa está com uma vontade enorme de comprar esses pneus. Então ele chama o financeiro e pergunta: o que é mais barato, comprar estes pneus agora, captando dinheiro em um dos nossos bancos ou perder o desconto? O fluxo de caixa está justinho para os próximos 45 dias. Como resolver este problema?



Copyright © 2010 AIEC.