Soluções:

Primeira: tanto numa empresa de ônibus urbano, quanto em qualquer outro tipo de empresa, é normal este tipo de acontecimento, isto é, ofertas de insumos e/ou produtos acabados com descontos.

Um bom financeiro deve estar sempre protegido, conhecendo todos os detalhes do setor da sua empresa, os hábitos, em termos de negócios, não apenas do principal executivo como também dos demais administradores da empresa, tais como comercial, marketing, compras, produção, recursos humanos etc.


A melhor maneira de se proteger em empresas, nas quais o fluxo de caixa costuma se apresentar ora com sobra ora com falta de dinheiro, seria por meio de boa estrutura de crédito junto aos bancos.

Se a empresa tem condições de operar com cinco bancos, deve-se buscar junto a essas fontes, linhas de crédito que atendam às necessidades da empresa.

Convém conversar com os gerentes dos bancos mostrando-lhes o modus operandi da empresa e que a empresa algumas vezes opera com ofertas muito interessantes e, nesses momentos, é fundamental a utilização de linhas de crédito caso o fluxo de caixa não esteja com sobras significativas.

No exemplo da compra dos pneus convém não ter linha de crédito num único banco. Dependendo da experiência de quem irá estar do outro lado da situação, ele poderá perceber se você tem linha de crédito em um ou mais bancos. É importante obter o dinheiro e comprar os pneus como também ganhar dinheiro para a empresa. O poder de barganha está na opção de captar os recursos em mais de um banco e isso implica ter várias linhas de crédito.



Copyright © 2010 AIEC.