Nesse tipo de empresa, poderá existir desculpa para qualquer tipo de falta de controle, menos no que tange ao fluxo caixa, porque, normalmente, empresas de informática possuem fartura de programadores e de analistas de sistema. Dependendo do grau de comprometimento do principal executivo, existe uma grande oportunidade de colocar em prática um sistema de fluxo de caixa dinâmico e objetivo.

Partindo da hipótese de que o principal executivo controla o fluxo de caixa o tempo todo, é provável que o grau de exigência quanto aos lançamentos no fluxo seja grande. A cobrança sobre o administrador financeiro é permanente. Nesse tipo de ambiente, o financeiro deve agir rápido e as linhas de crédito junto aos bancos têm que estar sendo constantemente revisadas.

As linhas deverão ser perseguidas para atender ações de curto prazo e para buscas de linhas de longo prazo. Operar com bancos (agentes) ágeis junto ao BNDES é condição mínima. Manter os cadastros sempre atualizados é questão de sobrevivência



Copyright © 2010 AIEC.