Resumo

Em média, dois terços do tempo de um administrador financeiro é ocupado com a administração do capital de giro. Isto significa, que uma atenção muito especial deve ser dado para o ativo circulante, nas organizações.

A diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante corresponde ao CCL. Geralmente, quanto maior o capital circulante líquido de uma empresa, menor será a rentabilidade e menor o risco dela não poder pagar suas obrigações no vencimento; por outro lado, quanto menor o CCL, maior será a rentabilidade da empresa, e maior o risco de ela não poder pagar suas obrigações no vencimento. O CCL poderá ser maior, menor ou igual a zero. Quando o CCL for maior do que zero, significa que recursos (fontes) de longo prazo estão financiando o capital de giro da empresa.

A mudança de tecnologia pode levar a mudanças dramáticas na política de investimento em ativos circulantes.

O investimento total de uma empresa engloba os ativos realizáveis (capital de giro + realizáveis de longo prazo) e os ativos permanentes, sendo que, sua rentabilidade e risco são afetados pela relação entre essas duas categorias.



Copyright © 2010 AIEC.