1 - Motivos para manter saldos de caixa e quase-dinheiro

Na maioria das empresas, quando o administrador financeiro chega para o trabalho qual seria sua primeira atitude? Talvez sua primeira ação seja a busca pelo saldo de caixa, das contas correntes bancárias, ou seja, preocupação com a liquidez da empresa.

Nas organizações onde o fluxo de caixa é aplicado com maestria, existe preocupação para que ocorra perfeita sintonia entre o saldo sinalizado pelo fluxo e o verdadeiro saldo de caixa e o das contas correntes bancárias da empresa. Isto considerando que a maioria das empresas tende a operar com mais de um banco.

Segundo Assaf Neto (2003), a administração de caixa visa, fundamentalmente, manter liquidez imediata necessária para suportar as atividades de uma empresa. Por não apresentar nenhum retorno operacional explícito, o saldo de caixa ideal deveria ser nulo. Essa posição extrema, no entanto, é inviável na prática, já que a empresa precisa normalmente manter certo nível de caixa para, entre outras razões, fazer frente à incerteza associada a seu fluxo de recebimentos e pagamentos.



Copyright © 2010 AIEC.