Capital: Duas respostas importantes foram obtidas: o cliente tem a intenção de pagar o crédito e sua administração está preparada para bem gerir os negócios. Hoje procura-se analisar se o cliente tem recursos para desenvolver seus negócios.

Quando se trata de cliente pessoa jurídica, deve-se estudar os dados históricos da empresa através dos seus balanços. É necessário observar a estrutura de capital da empresa, a participação do capital próprio, o grau de alavancagem, o índice de Payout, o financiamento dos acréscimos de giro, as fontes operacionais, o porte da empresa etc.

Condições: O quarto C diz respeito às condições do mercado onde atua o cliente em análise, no caso de uma pessoa física, por exemplo, se é um profissional liberal, autônomo, funcionário público etc.

No caso de clientes pessoa jurídica, o termo condições é visto aqui de forma bem ampla, não se referindo apenas as condições econômicas do mercado, mas também a aspectos tecnológicos e de concorrência. Em geral, o risco é menor quando se opera com um cliente já tradicional em relação a empresários que iniciam um negócio.



Copyright © 2010 AIEC.