4 - Aumento do prazo em contas a receber

No mercado, um aumento nos prazos de vendas costuma ser acompanhado por aumento nas vendas. O aumento das vendas só irá interessar caso a lucratividade da empresa, na nova situação proposta, for maior que a situação inicial.

Exemplos

1) Suponha que a empresa Alpha tenha custos/despesas variáveis de $0,65 por $1,0 de vendas. Suas vendas mensais alcançam $40.000, sendo 100% a crédito, e com prazo de trinta dias líquidos. O departamento financeiro e o departamento de marketing da empresa entendem que, se for oferecido 5% de desconto para pagamentos com 20 dias, os pedidos aumentarão em 12%. O custo de capital da empresa Alpha é de 40% a.a. A empresa deveria oferecer o desconto ou manter a posição de 30 dias líquidos?

Solução

Política atual
VPL = (-$40.000 x 0,65) + [$40.000/(1+0,40)1/12]
VPL = $12.894,00 (margem de contribuição)

Política proposta
Aumento de 12% nos pedidos: $40.000 x 0,12 = $4.800,00 ou $44.800
Desconto de 5%: $44.800 x 0,05 = $2.240 ou $42.560
VPL = (-$44.800 x 0,65) + [$42.560/(1+0,40)20/360]
VPL = -$29.120 + $41.771,82
VPL = $12.651,82 (margem de contribuição)

A empresa não deveria mudar a sua política de crédito em vigor, porque ela teria, em termos de valor presente, uma perda na sua margem de contribuição de $242,18.



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