Com isso teremos
um aumento de preços igual a: [($23,03741407/$20) -1] x 100 =15,18707040%
Observamos que 15,18707040% < 16,46692670%, ou seja, mais competitiva
será a empresa já que terá que operar com um preço
menor no mercado. Com isso o poder de manobra da empresa é maior,
mais confortável em relação aos concorrentes.
Percebemos que a taxa de desconto (custo de capital da empresa) é
muito importante diante da tomada de decisão de a empresa operar
com vendas a prazo. Erros grosseiros quando da apuração
do custo de capital poderá criar problemas desconfortáveis
diante das vendas a prazo. A apuração do custo de capital
é de inteira responsabilidade do administrador financeiro. Recomendamos
aos alunos a leitura da Unidade III da disciplina de AFO que trata justamente
de custo de capital.
Além do custo de capital o administrador deverá dar uma
atenção toda especial para a liquidez das vendas a prazo.
Quanto maior a probabilidade de recebimento nas vendas a prazo maior
a facilidade por parte da empresa, por exemplo, para o repasse nos preços
dos seus produtos. Suponhamos que no nosso exemplo a probabilidade de
recebimento fosse de 94% ao invés de 91,5%, mantendo-se as demais
condições iniciais, o quê iria acontecer com o preço
final (P’0)?
$525 = [(0,94 x P’0 x 155)/(1+ 0,1375)] – ($15,35 x 155)
[$525 + ($15,35 x 155)] x (1+ 0,1375) = 145,70 P’0
P’0 = 3.303,584375/145,70
P’0 = $22,67388040
Ou seja, um acréscimo de: [($22,67388040/$20) -1] x 100 =13,369402%,
isto é, menor que a variação observada na condição
inicial: 13,369402% < 16,46692670%.
Isso sugere o quê? Que o administrador financeiro deveria percorrer
o caminho de uma filosofia de crédito conservadora para a empresa.
Política de crédito conservadora costuma mostrar resultados
favoráveis no médio e longo prazo, por exemplo, instrumentos
de controle das compras a prazo por cliente; convênios junto a
instituições especializadas no levantamento de clientes
problemáticos em termos de liquidez como: SPC, Serasa, Tele-cheque
etc.