Com isso teremos um aumento de preços igual a: [($23,03741407/$20) -1] x 100 =15,18707040%

Observamos que 15,18707040% < 16,46692670%, ou seja, mais competitiva será a empresa já que terá que operar com um preço menor no mercado. Com isso o poder de manobra da empresa é maior, mais confortável em relação aos concorrentes.

Percebemos que a taxa de desconto (custo de capital da empresa) é muito importante diante da tomada de decisão de a empresa operar com vendas a prazo. Erros grosseiros quando da apuração do custo de capital poderá criar problemas desconfortáveis diante das vendas a prazo. A apuração do custo de capital é de inteira responsabilidade do administrador financeiro. Recomendamos aos alunos a leitura da Unidade III da disciplina de AFO que trata justamente de custo de capital.

Além do custo de capital o administrador deverá dar uma atenção toda especial para a liquidez das vendas a prazo.

Quanto maior a probabilidade de recebimento nas vendas a prazo maior a facilidade por parte da empresa, por exemplo, para o repasse nos preços dos seus produtos. Suponhamos que no nosso exemplo a probabilidade de recebimento fosse de 94% ao invés de 91,5%, mantendo-se as demais condições iniciais, o quê iria acontecer com o preço final (P’0)?

$525 = [(0,94 x P’0 x 155)/(1+ 0,1375)] – ($15,35 x 155)
[$525 + ($15,35 x 155)] x (1+ 0,1375) = 145,70 P’0
P’0 = 3.303,584375/145,70
P’0 = $22,67388040

Ou seja, um acréscimo de: [($22,67388040/$20) -1] x 100 =13,369402%, isto é, menor que a variação observada na condição inicial: 13,369402% < 16,46692670%.

Isso sugere o quê? Que o administrador financeiro deveria percorrer o caminho de uma filosofia de crédito conservadora para a empresa. Política de crédito conservadora costuma mostrar resultados favoráveis no médio e longo prazo, por exemplo, instrumentos de controle das compras a prazo por cliente; convênios junto a instituições especializadas no levantamento de clientes problemáticos em termos de liquidez como: SPC, Serasa, Tele-cheque etc.


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