Exemplo

1) A empresa Alpha, por experiência, sabe que 90% dos seus clientes não dão prejuízo. Atualmente, o seu universo de clientes é de 200. Alfa está operando com a hipótese de que a sua análise histórica será mantida, isto é, 20 clientes, ou 10% da sua carteira, serão clientes problemáticos. Esta informação é apresentada na tabela a seguir:

Tipo de cliente
Número
Probabilidade de inadimplência
Número esperado de inadimplência
Rentável
180
0%
0
Menos rentável
20
100%
20
Total
200
10%
20

Alpha opera com um preço unitário de $50, e com um custo unitário de $25; trabalha com uma taxa de desconto de 12%. Para identificar os 10% problemáticos, Alpha está pensando em tornar-se assinante dos serviços de uma agência de informações de crédito. O custo inicial dos serviços é de $400, com uma taxa adicional de $10 por relatório individual. A empresa possui em seus registros o nome dos clientes tidos como líquidos (180) em função da experiência de vendas passadas, o mesmo não acontece com os 10% restante. Alpha deveria fazer o contrato com a empresa de informações de crédito?


Copyright © 2010 AIEC.