2) A empresa Sigma decidiu oferecer crédito a seus clientes durante o verão. Espera-se que as vendas sejam de 300 bicicletas. O custo médio de uma bicicleta, para a loja, é igual a $240. O proprietário sabe que somente 95% dos clientes serão capazes de fazer os pagamentos devidos. Para identificar os outros 5%, está pensando em tornar-se assinante dos serviços de uma agência de informação de crédito. O custo inicial dos serviços é de $500, com uma taxa adicional de $4 por relatório individual. A empresa possui em seus registros o nome dos clientes tidos como líquidos em função da experiência de vendas passadas, o mesmo não acontece com os 5% restante. Deve ser feita a assinatura?

Solução

Nº de clientes = 300
Nº de inadimplentes: 300 x 0,05 = 15
Perda da empresa caso as vendas sejam feitas para os inadimplentes:
$240 x 15 = $3.600
Saída de caixa da empresa caso contrate os serviços de crédito:
$500 + ($4 x 15) = $560

Neste caso, valeria a pena contratar os serviços externos de crédito, pois, a empresa Sigma estaria trocando uma perda de $3.600 por um gasto de $560.



Copyright © 2010 AIEC.