A empresa está operando com uma política de crédito frouxa, pois, a meta seria 22 dias, e, o PRM encontrado, de fato, foi de 28 dias.

Com o prazo de 28 dias idealizado pela empresa, como ficaria o valor das contas a receber, partindo-se da hipótese de que o valor das vendas não sofresse redução:

Contas a receber = ($900.000/360) x 22 = $55.000

O arrocho no crédito, caso não interferisse nas vendas, provocaria uma redução nas contas a receber, isto é, o risco da empresa seria diminuído, pois, menos recursos seriam alocados no ativo circulante, ou seja, o ativo total giraria mais rápido, supondo constante a margem líquida, o retorno do ativo total seria aumentado.

Na prática, as empresas acompanham suas vendas e contas a receber diariamente. Entretanto, algumas empresas com vendas sazonais percebem que o PRM calculado varia durante o ano, fazendo com que seja uma ferramenta um tanto defeituosa. Isso ocorre porque o nível de contas a receber é baixo antes da estação de venda e é elevado logo após o final dessa estação. Portanto, as empresas tendem a manter um registro do movimento sazonal do PRM nos últimos anos. Desse modo, podem comparar o PRM corrente com o PRM médio da mesma época, em anos passados.



Copyright © 2010 AIEC.