Resumo

Toda empresa deveria ter a sua política de crédito. Caso a política de concessão de crédito fosse, por exemplo de 45 dias líquidos, isto significa que: o cliente teria quarenta e cinco dias para pagar, não sendo oferecido desconto algum por pagamento antecipado.

Um bom departamento de crédito deveria analisar crédito levando em consideração: o caráter, a capacidade, o capital e as condições do cliente, isto é, deveria empregar os 4 C’s do crédito. Além dos 4 C’s, outro fator poderia ser levado em consideração, o colateral.

Em geral uma empresa deve levar três fatores em conta ao fixar um prazo de crédito: a probabilidade de que o cliente não pague; o valor da conta e a perecibilidade dos produtos.

Dentre as condições de vendas operadas pelas empresas encontra-se o desconto por pagamento à vista. Compete ao departamento financeiro avaliar o desconto através de instrumentos de cálculos que envolvem o valor presente da operação.

No mercado é normal que o aumento no prazo concedido nas vendas a prazo seja acompanhado por um maior volume das vendas.

A decisão quanto à concessão de crédito depende de quatro fatores: as receitas retardadas; os custos imediatos de concessão de crédito; a probabilidade de pagamento por parte dos clientes e a taxa apropriada de retorno exigido nos fluxos de caixa retardos.

Quando uma venda é efetuada ocorrem os seguintes eventos: os estoques são reduzidos pelo custo dos produtos vendidos; as contas a receber são aumentadas pelo preço de venda; a diferença é lucro, que é adicionado aos lucros retidos. Se a venda é a vista, então o caixa da venda foi de fato recebido pela empresa, mas, se a venda for a prazo, a empresa não receberá o caixa da unidade vendida até que a conta seja coletada.

A cobrança é o processo de obtenção do pagamento de contas vencidas. O administrador de crédito mantém um histórico de experiências de pagamento com cada cliente.

Geralmente as empresas empregam os seguintes procedimentos em relação a clientes cujas contas estejam vencidas: envia uma carta ao cliente lembrando que a conta está vencida; dá um telefonema ao cliente; contrata uma agência de cobrança; move uma ação judicial contra o cliente.



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