Os exemplos a seguir são apenas para demonstrar alguns cálculos, de forma muito simples, sem muito aprofundamento, sobre avaliação de empresas. O nosso referencial teórico básico são os escritos do professor Damodaran. Seria interessante, para os que têm interesse em aprofundar o assunto o acesso ao site do professor Damodaran: www.damodaran.com . O professor Damodaran, juntamente com Tom Copeland e Tim Koller são indicações de pesquisa para avaliação (Valuation) de empresas. Sobre as obras de Copeland e Koller seria interessante pesquisar o site da McKinsey & Company: www.mckinsey.com

15) Modelo de Crescimento Nulo. A Empresa Alpha tem um FCLE de $100 e um custo de capital de 10%. Supondo que nessa empresa o FCLE não experimente nenhuma taxa de crescimento, ou seja, o FCLE será para sempre, de forma perpétua, igual a $100. Estimar o valor dos ativos operacionais (VAO) da empresa?

Resolução

16) Modelo de Crescimento nulo. Ao invés de pensarmos numa empresa vamos pensar num imóvel de renda. Admita que um imóvel esteja rendendo R$1.450,00 de aluguel mensalmente. Sendo de 1% a.m. o custo de oportunidade de mercado (ganho da melhor alternativa de aplicação disponível), estimar o valor desse imóvel hoje.

Resolução

17) Modelo de crescimento constante (Modelo de Gordon). Suponhamos que na Empresa Alpha o último FCLE tenha sido igual a $100. O custo de capital estimado para a empresa é de 10% ao ano. Está previsto que a taxa de crescimento constante (para sempre) do FCLE será de 5% ao ano. Estimar o VAO de Alpha.

Resolução



Copyright © 2010 AIEC.