Por exemplo, no numerador, o valor de mercado (preço) corrente (cotação do dia) é convencionalmente o valor utilizado, porém, existem analistas que utilizam o preço médio da ação dos últimos seis meses, outros utilizam o preço médio da ação dos últimos doze meses. Os lucros por ação no denominador podem ser aqueles do ano financeiro mais recente (resultando no P/L corrente), dos últimos quatro trimestres de lucros (resultando no P/L passado) ou nos lucros por ação esperados para o próximo ano financeiro (resultando no P/L futuro).

<<Fechar

2 - Quatro passos básicos no uso de múltiplos

Segundo Damodaran (2007) os múltiplos são de fácil uso e de fácil abuso. Há quatro passos básicos para a utilização prudente dos múltiplos e na identificação de abusos em mãos alheias.

Primeiro passo: definição, consistência e uniformidade.

Qual é o múltiplo mais aplicado em avaliações? É o múltiplo P/L. A equação desse múltiplo é a seguinte:


P/L = Preço de mercado da ação/Lucro por ação

A equação em si é consenso entre os analistas, o problema localiza-se no valor a ser utilizado no numerador e no denominador da equação. Exemplo

Portanto, o primeiro passo quando se discute uma avaliação baseada em um múltiplo é assegurar que todos na discussão estejam usando a mesma definição para esse múltiplo.



Copyright © 2010 AIEC.