Parte da alteração pode ser atribuída aos fundamentos. À medida que as taxas de juros e o crescimento econômico se modificam com o tempo, a precificação das ações mudará para refletir essas alterações. Por exemplo, quando os investidores tornam-se mais avessos ao risco – o que tende a ocorrer em períodos de recessão -, os múltiplos pagos pelas ações diminuem.

<<Fechar

Segundo passo: noção de como os múltiplos variam entre as empresas no mercado.

Quando se usa um múltiplo é sempre útil ter noção sobre o valor alto, baixo ou típico desse múltiplo no mercado. Muitos analistas que usam múltiplos possuem foco setorial e uma boa noção como diferentes empresas nos seus segmentos classificam-se em múltiplos específicos. O que geralmente falta, entretanto, é a percepção de como o múltiplo é distribuído no mercado todo. Por que um analista de software se importaria com as razões P/L de ações de serviços públicos? Tanto as ações de software quanto os de serviço público concorrem pelo mesmo real (R$) de investimento, portanto, de certa forma, devem jogar pelas mesmas regras.

O investidor que já rastreou o mercado por um período sabe que os múltiplos mudam ao longo do tempo para todo o mercado e para segmentos individualizados. Por que os múltiplos mudam com o tempo? Veja a resposta.

Do ponto de vista prático, quais são as consequências? A primeira é que as comparações de múltiplos no decorrer do tempo estão repletas de perigos. A segunda é que as avaliações relativas têm vida curta. Uma ação pode parecer barata em relação a empresas comparáveis hoje, mas essa análise pode mudar radicalmente nos próximos meses. Avaliações intrínsecas são inerentemente mais estáveis do que as avaliações relativas.



Copyright © 2010 AIEC.