|
c) Razão preço/valor contábil O preço de mercado do patrimônio líquido de uma empresa reflete as expectativas de mercado do poder de lucros e dos fluxos de caixa da empresa. O valor contábil do patrimônio líquido é a diferença entre o valor contábil dos ativos (Total do Ativo) e o valor contábil do passivo exigível (PC + ELP), um número em grande parte determinado pelas convenções contábeis.
d) Razão preço/vendas Um múltiplo de receita mede o valor do patrimônio líquido ou de um negócio relativo às receitas que gera. Como ocorre com outros múltiplos, mantidas as demais condições, as empresas que negociam a baixos múltiplos de receitas são consideradas baratas em relação a empresas que negociam a múltiplos de receitas altos.
Embora essa razão seja definida de forma inconsistente, ainda assim é amplamente utilizada. Uma vantagem que os múltiplos de receitas apresentam sobre os múltiplos de lucros e valor contábil é que há muito menos empresas nas quais esse múltiplo não pode ser calculado e, portanto, menos viés no processo de comparação. |
Copyright © 2010 AIEC.
|